quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Que geração é essa? (Moisés Neto)


Com base no texto abaixo, 'Ensaio Vermelho', me pus a refletir sobre a intenção original deste espaço: além de desabafos ou formas de expressão em um conceito geral, o blog visava transmitir nossa visão do mundo. Assim sendo, depois de algum tempo e de algumas participações especiais, voltamos a postar textos desta linha. Não dá para negar: nossa posição não é mais esquerdista. É algo bem mais 'gauchè'. Nos localizamos à margem de toda essa comédia pastelão no qual a sociedade se situa. Nos últimos dois anos, pudemos ver um fenômeno comum à nossa geração: a falta de ideologia levando à uma complexa contradição e subversão de valores. Antes, assumidamente voltados para a clandestinidade, vimos esperança em dias melhores na imagem do Capitão Nascimento e de sua 'Tropa de Elite'. Subimos cada viela, imitando os seus gestos, suas falas e torcendo para que matasse o maior número de bandidos mesmo que para achá-los, precisasse torturar moradores, afinal era um sacrifício pelo Bem Maior, ou seja, um resgate de nossa moralidade e da própria confiança nas autoridades... Uma espécie de utopia urbana!


Interessante... Cerca de um ano depois, eis que surge um palhaço anarquista e ele abala nossas estruturas e novamente não sabemos mais o que é certo ou errado, apenas defendemos o necessário. Entretanto mais uma vez o lado apoiado é a subversão. Não sabemos se torcemos pela bala ou pelo colete. Neste caso, ficamos mais uma vez no meio do caminho. Não que eu esteja defendendo um lado ou outro, mas critico a falta de coerência em nossos atos. Que sigamos algum caminho, nem que o errado, mas o sigamos. O que não dá é mudarmos de opinião e postura a cada instante.


Lembrem-se de que o ser humano que não admite mudanças, por si só, já se limita. Entretanto, mudar a todo instante descaracteriza qualquer identidade, qualquer referência, manchando assim qualquer posição tomada. Ninguém apóia quem não tem palavra.


Uni-duni-tê...?


Porra, escolha logo um lado e saia de cima do muro!


Hum... meu lado? Bem, digamos apenas que eu torço para que 'ponha um pouco de anarquia na sua vida'.


uahauhauhauahauhauha

4 comentários:

  1. Perfeito...nós que outrora tinhamos uma visão utopica sobre mundo começamos a pensar e repensar em tudo que nos foi dito e prometido...de que lado estou? não sei, só sei que quero lutar pelo o que acho certo!!!

    ResponderExcluir
  2. Putz amigo poeta, não me leva a mal não mais me dá um autógrafo!!!

    ResponderExcluir
  3. Que isso, Leide?! Preciso melhorar minha auto-estima, mas vou acabar ficando metido...

    ResponderExcluir