sexta-feira, 11 de junho de 2010

Um pouco de Stanley Kubrick (Moisés Neto)

Assistir 'O Iluminado' ou 'Laranja Mecânica' e não reconhecer traços Kubrickinianos, por assim dizer, é não conhecer o trabalho deste mestre (como eu mesmo não conhecia a pouco tempo) ou, conhecendo, desmerecer sua obra e toque pessoal em cada empreitada. Como ia dizendo, assistir um de seus filmes, em especial os mencionados anteriormente, ingerir um álcool, assistir 'The Wall - Pink Floyd' e ouvir 'Baader-Meinhoff Blues', da Legião Urbana, é se aventurar por um campo místico e envolvente, no qual a violência é musa inspiradora.
Opa! Então quer dizer que o tal do Moisés Neto faz apologia à violência? À uma vida desregrada na qual o respeito ao próximo realmente é algo demodé?
Tsc tsc... 
Nada disso, camutengos! Não é a isso que me refiro, ok? O que quero dizer é que este mestre, ou monstro, nos ensina, como poucos, a arte de fazer de algo macabro e chocante uma obra-de-arte; Kubrick faz graça da desgraça, mas sem comédias vãs ou humor barato, e sim com uma inteligência que assombra.
Obviamente, como todo gênio, caracterizou-se por uma personalidade excêntrica e notoriamente perturbada, sendo o seu equilíbrio profissional e estético justamente seu desequilíbrio propagado.
Eis aí a jogada de craque; eis aí a diferença dos insubstituíveis: descubram vocês mesmos, seus porcos ignorantes!!!!!

2 comentários:

  1. Meu Nobre colega Moses....,

    Sugiro que veja Tambem de Olhos bem Fechados, uma obra prima sobre desejo humano. Fabuloso....

    ResponderExcluir
  2. Acabo de ler a sinopse e fico impressionado... Sua ligação com temas do tipo é fantástica, João!

    ResponderExcluir